Vem aí a SAP Innovation Day para Parceiros SAP
18 de Janeiro de 2018
Exibir tudo

O que é SAP HANA?

O SAP HANA é um poderoso banco de dados colunar que é usado tanto para processos transacionais quanto analíticos. Ele pode ser implantado na localidade, bem como em Cloud, o que o torna adequado para análise em tempo real.

Introdução ao SAP HANA

A arquitetura HANA é uma revolução no aplicativo de banco de dados em coluna que foi implementada pela SAP HANA. Ele combina os recursos da computação em memória e do sistema de gerenciamento de banco de dados em coluna (DBMS), uma dupla que melhora enormemente a velocidade de operação ao executar análises ou aplicativos em tempo real. O processamento na memória utiliza fundamentalmente a RAM (memória principal) do sistema para armazenar dados, em vez de usar o armazenamento em disco. Um DBMS em coluna aumenta o desempenho e a velocidade do sistema ao trabalhar com agregados, lendo apenas os dados necessários para satisfazer satisfatoriamente uma consulta, através da compactação efetiva de dados colunas semelhantes. Esta tecnologia efetivamente implantando essa combinação, torna-se uma das ferramentas mais adequadas para aplicações de data warehousing.

As empresas muitas vezes precisam trabalhar com grandes bancos de dados de diferentes tipos e de diferentes fontes e exigem respostas a consultas complexas a partir dos dados. SAP HANA prova ser uma das ferramentas mais rápidas e eficientes para esses casos. A razão é que é o único DMBS que é excepcionalmente bom ao lidar tanto com a carga de trabalho analítica (com consultas complexas, envolvendo massa de dados) quanto com o processamento de carga transacional (tipicamente dados com um alto volume de transações on-line). Existem vários SGBD que são bons em lidar com processamento transacional on-line (OLTP) ou processamento analítico (OLAP), mas o SAP HANA se destaca da multidão para atender ambos. O SAP HANA consiste em componentes principais como o HANA Studio, que é um IDE baseado no Eclipse para gerenciar o banco de dados HANA, criando e gerenciando a autorização do usuário e trabalhando com modelos de dados. A HANA também é composta pelo HANA Cloud, que é usado para criar e testar aplicativos baseados em nuvem HANA.

Critérios SAP HANA Oracle
Pontos fortes Customização, facilidade de uso e funcionalidade Facilidade de uso, rápido deployment e flexibilidade
Compatibilidade com outros bancos de dados Excelente Médio
Comparação de custo Maior custo para recursos internos e treinamento e menor custo de licenciamento Menor custo para recursos internos e treinamento e maior custo de licenciamento

Por que SAP HANA?

1. SAP HANA fornece conformidade ACID, ou seja, garante que qualidades como Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade sejam cumpridas com os serviços de aplicativos.

2. Ele ajuda na tomada de decisões em tempo real e incorpora recursos avançados de processamento de dados, tais como:

  • Pesquisa e análise de texto
  • Análise preditiva
  • Processamento de dados espaciais
  • Processamento gráfico de dados
  • Análise de fluxo contínuo
  • Insights em tempo real de dados ao vivo

3. Fornece uma análise aprofundada de dados amplos com análise preditiva e capacidades de aprendizagem em máquina.

4. Isso ajuda na implantação e desenvolvimento de novos aplicativos de negócios inteligentes e podem ser executados no local ou na nuvem. Permite o uso das melhores ferramentas de desenvolvimento disponíveis e fornece informações exatas e específicas exigidas pelo usuário criando uma experiência de usuário personalizada.

5. A plataforma SAP HANA também incorpora virtualização de dados – integração, federação e replicação.

6. Possui o recurso de replicação em tempo real que permite o acesso e a replicação de dados do SAP ERP e pode ser integralmente integrado com o SAP BusinessObjects, a solução de integração de negócios da SAP, a fim de proporcionar maiores informações e uma solução saudável. Ele também fornece interfaces SQL e MDX para permitir o acesso a aplicativos de terceiros.

7. O SAP HANA simplifica muito o sistema através da simplificação do hardware, manutenção, testes, operações e monitoramento com integração das capacidades básicas de administração da HANA com o BW Admin Cockpit. Neste caso, todos os modelos são virtuais e os resultados são calculados usando dados operacionais puros.

8. Incorpora ferramentas que monitoram vários processos, mantêm a disponibilidade contínua de dados e também garantem segurança de dados e aplicativos, simplificando assim a administração do sistema em larga escala.

9. Uma das características mais importantes de qualquer sistema DBMS é o aspecto de segurança. O SAP HANA protege todos os serviços de comunicação, armazenamento de dados e aplicativos com identificação segura e inviolável e controle de acesso. Além disso, ele implanta um painel mostrando todos os KPIs relacionados ao gerenciamento de segurança do sistema.

Quem é o público certo para aprender SAP HANA?

O curso SAP HANA agrega valor e ajuda no desenvolvimento de carreira dos seguintes profissionais:

  • Consultores SAP Development & BI, Profissionais de data warehouse
  • Profissionais de análise de dados, arquitetos de banco de dados, gerentes de projeto

Números do SAP HANA

  • No ano fiscal de 2015, o número de clientes HANA superou 7.200 em comparação com 3.600 do ano anterior
  • Um consultor SAP HANA nos Estados Unidos pode ganhar $ 115,000 – Indeed.com

Estatísticas da tendência de trabalho SAP HANA no Reino Unido:

A tendência da demanda de anúncios de trabalho citando o SAP HANA como proporção de todos os trabalhos de TI com uma correspondência na categoria Database & Business Intelligence.

Fonte: itjobswatch.co.uk

Este gráfico fornece a média móvel de 3 meses para os salários citados em trabalhos de TI permanentes citando o SAP HANA no Reino Unido.

Pode concluir-se que a SAP HANA é uma das tecnologias mais facilmente aceitas no mercado à luz da crescente base de clientes e participação de mercado. Seguindo a tendência de emprego acima indicada, pode-se inferir que a demanda por profissionais da SAP HANA provavelmente aumentará consideravelmente nos próximos anos.

Por Gravit Press

Fonte: Intellipaat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *